Projeto de posto de combustível é tudo igual? Não. Assim como em outros projetos levamos em conta desde a legislação e normas técnicas até as necessidades comerciais específicas. Alguns elementos são comuns tanto por serem obrigatórios quanto pela característica desse tipo de empreendimento. Separamos três. E vamos conceituar um pouco cada um, seus usos e a importância da comunicação e identidade visual que cada um carrega.
Testeira
Elemento estrutural da cobertura da pista de abastecimento muito aproveitado na identidade visual. Pode ser feito de ACM, lona tensionada e chapa metálica. Pode contar com iluminação, cores marcantes e apresentar a marca. Uma testeira bem projetada além de proteção contra o sol e a chuva, proporciona visibilidade e fortalece a identidade visual.
Na imagem acima, a testeira que desenvolvemos para o Posto Coelho, na BR-110, em Mossoró. Optamos pelo uso misto de lona tensionada com iluminação, ACM com a logomarca vazada de acrílico luminoso em alto relevo.
Sinalizador
Elemento de comunicação do posto. Orienta o motorista a se direcionar para bomba de abastecimento correta. Por exemplo, se precisa de gasolina, não encostar na bomba de diesel. O sinalizador não é obrigatório, mas gera facilidade no fluxo de veículos. O projeto feito por uma equipe especializada vai unir esse elemento ao mobiliário de ilha, que são os pontos de venda, mostruário de lubrificantes etc.
Placa
É o primeiro elemento de contato visual do consumidor. Apresenta a marca do posto, nome ou bandeiramento mais as informações sobre os serviços disponíveis como conveniência, restaurante, banheiros, caixa eletrônico, e, um detalhe importante, o preço dos combustíveis, obrigatório neste tipo de estabelecimento. As informações contidas na placa vão ser definidas de acordo com o serviço ofertado pelo posto. O projeto arquitetônico define a aplicabilidade de materiais, dimensionamento e a escala adotada.
Na imagem acima, a placa que desenvolvemos para o Posto Coelho, na BR-110, em Mossoró.